Quantas dúvidas surgem na cabeça de pais e responsáveis ao educar as crianças! Muitas!!!! Mas como se constata tal afirmação?
Basta sair de casa, ir ao shopping, cinema, parque, rua, enfim, ir a qualquer lugar público e ver espetáculos de birra, manha, choro forçado, chantagens, pontapés, palavrões, ofensas sem fim dos pequenos malcriados e sem limites. Até mesmo em casa, podemos escutar os filhos de vizinhos insultando os pais, porque não receberam o que queriam, ou porque tem que ir tomar banho, fazer as tarefas ou dormir. Isso pra não falar de desligar celulares, tablet ou televisão.
E, por que isso acontece? Acontece porque a sociedade em contínua mudança, traz muitas incertezas. Os pais, ausentes por motivo de trabalho, quando chegam querem compensar a ausência com presentes. Criança não precisa de presentes. Criança precisa de amor e atenção. E engana-se quem acredita que estar 24 horas em casa é sinal de atenção e companhia. Quantos adultos estão em casa e só gritam com a criança, sem explicar, sem ensinar, sem dar carinho. Qualidade da atenção é melhor que quantidade de tempo.
Educar é transmitir valores, educar com amor e atenção, dizer NÃO para estabelecer limites e explicar o porquê do Nâo.
Mas para que a educação seja realmente efetiva, prazerosa e eficiente, os educadores, pais e responsáveis devem ter muito claro em sua mente e exemplos de vida os Valores que os norteiam. Será que cada um sabe nomear seus valores pessoais que norteiam seus seus pensamentos, sentimentos e ações?