Por Inês Hurtado
Quando alguém sente dor, já fica preocupado e vai ao médico. Pode piorar, pode ser coisa grave!!! Porém, quando se trata de consultar um psicólogo, porque alguma coisa não vai bem em sua vida, as pessoas resistem, com medo do que os outros possam pensar.
Têm medo que os vizinhos, os colegas de serviço, a família, os amigos, ou alguém conhecido fique sabendo e pense que está “louco”. Essa, infelizmente, ainda é uma idéia errada que dificulta as pessoas a procurar ajuda psicológica.
A função do psicólogo é Escutar o que o cliente tem a dizer, e ajudá-lo a ver com clareza, o que é melhor para ele.
As pessoas confundem o psicólogo com um amigo. A grande diferença, é que o psicólogo é imparcial, ele Não toma decisões pelo cliente, ele “Não da Palpite” nem diz o que “acha melhor”.
O cliente têm tempo para ponderar, os prós e contras de suas atitudes, e perceber o que é melhor para ele.
O psicólogo, por sua vez, mantém o sigilo profissional e ninguém ficará sabendo o que foi dito na sessão. Isso faz parte do Código de Ética dos Psicólogos. Mesmo que este psicólogo seja indicado por alguém que você conhece, essa pessoa jamais saberá o que você diz na sua terapia.
O importante é cuidar da mente, assim como se cuida do corpo, até porque: Corpo, Mente e Espírito formam o Ser Humano.
O ser humano é um todo indivisível, que antes era tratado por um clínico geral, o médico da família. Porém, com o passar do tempo, a medicina foi se subdividindo e especializando. Cada profissional da saúde trata de uma parte específica. Mas o objetivo é um só: restituir a saúde do cliente. Porque quando alguém têm algum problema de saúde, não é só o local afetado que sofre, e sim a pessoa.
Hoje sabemos que muitos problemas físicos são originados por causas psicológicas. São comportamentos aprendidos, mecanismos de defesa, traumas e pensamentos que embora inconscientes, se refletem no físico e causam problemas reais. Alguns exemplos: obesidade, úlceras, alergias, dores.
O Psicólogo é um profissional que estuda muito e se atualiza constantemente, visando atender o cliente com cordialidade e profissionalismo. Através da terapia o cliente supera traumas, se conhece melhor, se ama e respeita, reconhecendo que têm qualidades, que pode superar as suas dificuldades e ser melhor e mais feliz.