Quando não se respeitam os limites, sejam físicos ou psíquicos, o organismo emite um alerta – o estresse.
Esse alerta diz que a carga de trabalho, responsabilidades e ou emoções como a ansiedade, está acima do limite suportável do organismo. Como resposta a essa sobrecarga, ocorrem desde distúrbios transitórios até as doenças graves e irreversíveis.
Antes se pensava que este era um problema do individuo, hoje se sabe que um funcionário estressado traz prejuízo para a empresa, devido ao seu baixo rendimento, incapacidade de desempenhar bem a sua função e interagir em grupo. Falta ao trabalho por problemas de saúde desencadeados pelo estresse e dependendo do caso, pode até ficar afastado em tratamento médico, psiquiátrico e psicológico – as conseqüências são físicas, emocionais e mentais.
Como identificar o estresse?
Alguns sintomas são:
Taquicardia, sudorese, falta de concentração, instabilidade emocional, dores de cabeça persistentes, sensação de que tudo é difícil de fazer e que não vai conseguir, insônia e perda de interesse por coisas que antes gostava.
Algumas doenças pré-existentes se intensificam como a fadiga, as doenças respiratórias, doenças de pele, úlceras, gastrites, colesterol alto, diabetes, transtornos obsessivos.
Como tratar o estresse?
O ser humano é formado por corpo – mente – espírito. Assim o tratamento deve ser a busca do equilíbrio dessa tríade.
Na psicoterapia através da análise dos fatores que a desencadearam, busca-se uma reformulação da vida e da maneira como ela é entendida. Estimula-se a prática de esportes, caminhada, exercícios respiratórios, ter uma religião e a busca de atividades que tragam bem estar.